O MUNDO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO VAI MUDAR EM 2018

3 de janeiro de 2018, Lisboa, Portugal – A Toshiba Europa olha para o ano de 2018 como um ano de crescimento na adoção tecnológica, por parte das organizações, para enfrentar os diversos desafios que têm pela frente, como o GDPR, a cibersegurança e as novas formas transacionais de informação e financeira.

Os CIOs irão ganhar um papel de maior preponderância a nível de aconselhamento estratégico e de arranque e implementação de investimentos tecnológicos que permitam as organizações manterem-se competitivas e conformes com as regulamentações legais que têm de respeitar. Neste sentido a Toshiba prevê que em 2018 os principais investimentos em tecnologia estejam focados em:

• GDPR, 25 de maio será a data final para que todas as organizações cumpram todas as regras de compliance acerca da norma GDPR. As organizações europeias terão de saber como gerir os seus dados, de forma segura e transparente. O risco de penalidades por incumprimento ou de ações legais para quem não esteja preparado ou que não cumpra as regras são enormes. A Gartner prevê que 50% das empresas não consigam cumprir com esta regulamentação até ao final do ano de 2018.
  • Cibercrime, a exposição das organizações a potenciais ataques cibercriminosos continua a crescer. Só em ataques de ransomware, prevê-se um crescimento superior a 15 vezes o que foi registado em 2015, alcançando valores de mais de 5 mil milhões de dólares a nível global, segunda a Cyber Security Ventures. Em paralelo, a Europa está a passar por um processo de alteração de modelos de trabalho, onde o trabalho móvel e o teletrabalho ganham cada vez mais peso, aumentando também novos desafios de segurança para as organizações.
  • João Dessa, Toshiba B2B Sales manager para Portugal, afirma que “estes desafios de cibercriminalidade, mobilidade e regulamentação, irá levar-nos a ver um aumento na adoção de determinadas tecnologias seguras que incluem a criptografia quântica, edge computing e infraestruturas de ambientes de trabalho virtuais baseados na cloud”.

Com estas tendências externas de mercado a Toshiba prevê que as tecnologias com maior impacto no sector tecnológico serão:

Criptografia Quântica

A construção básica de blocos computacionais irá sofrer uma transformação para a inclusão matemática e física no future próximo com a introdução da computação quântica. Analistas internacionais preveem que o Mercado global atinja os 2 mil milhões de dólares em 2024 , um crescimento potenciado pela necessidade constante da transmissão de dados online da forma mais segura possível. A Criptografia quântica está a emergir como o método de proteção de dados mais evoluído, necessário para combater o aumento das ameaças de segurança. Este método pode produzir mensagens ilegíveis para todos excepto o recipiente específico a quem se dirige, este é chamado de quantum key distribution (QKD), onde as “chaves” são distribuídas como fotões, como raios de luz, que se forem interceptados automaticamente mudam de estado tornando-se ilegíveis.

Recentemente, a Toshiba estabeleceu um novo paradigma com criptografia quântica no seu Laboratório de Pesquisa em Cambridge , ao criar o dispositivo QKD mais rápido do mundo. Alcançando a velocidade de 13.7Mbps por segundo, cerca de sete vezes mais rápido que o anterior recorde também detido pela Toshiba de 1.9Mbps. Este novo recorde demonstra que a utilização prática da tecnologia quântica está cada vez mais próxima de ser uma realidade.

Edge Computing

Com a proliferação de dados provenientes da adoção de IoT e das capacidades previsíveis do 5G em 2018, o Edge Computing irá tornar-se ainda mais viral. Para as organizações que gerem volumes elevados de dados, decidir o que enviar para a cloud pode reduzir os backlogs e permitir executar as tarefas mais pesadas com tecnologia Edge Computing, a qual permite maior mobilidade e processamento em tempo real e ganhos de eficiência em ambos os lados da cadeia de TI das organizações. Wearables, como óculos inteligentes, irão poder trabalhar em harmonia com Edge Computing ajudando a aligeirar processos nas organizações em ambientes ainda mais remotos ou móveis. Isto poderá dar um suporte de relevo ao setor da saúde, onde este tipo de óculos poderá aceder a dados locais, coligir dados de outros provedores de saúde e apoiar no diagnóstico e análise de pacientes em tempo real e ajudando na interação entre profissionais de saúde e pacientes.

Clientes Móveis sem aplicações

As organizações vão adotar mais e melhores práticas de trabalho flexível e de mobilidade, e a segurança tornar-se-á na principal prioridade para poder aproveitar as mais valias deste tipo de trabalho, sem se cair nas malhas das organizações de cibercrime. As organizações já começaram a investir em soluções tecnológicas ultraligeiras, porém devido aos custos e limitações que restringem o trabalho remoto, muitas irão avançar para um conceito de soluções não instaladas nos equipamentos com a remoção de capacidade de armazenamento dos dispositivos, utilizando servidores externos para gerir os sistemas operativos e de acesso aos dados através de uma infraestrutura de ambiente de trabalho virtual baseada na cloud (VDI). Ao utilizar este tipo de soluções os dados estarão protegidos contra malware e problemas de segurança que um dispositivo pode criar aquando da sua perda ou roubo.

“2018 será sem sombra de dúvida o ano da adoção de uma nova visão tecnológica, que assegure e proteja os dados enquanto promove uma maior flexibilidade e rapidez de resposta”, conclui João Dessa, Toshiba B2B Sales Manager para Portugal.

FIM

Para aceder às últimas notícias, comunicados de imprensa, galerias de imagens e contactos de media:

Visite o website da Toshiba para obter detalhes sobre os últimos produtos, especificações e mais:

Também nos pode contactar através das redes sociais: Twitter, o Linkedin

Por mais de 140 anos, a Toshiba Corporation tem vindo a contribuir para um futuro sustentável através da aplicação de tecnologias inovadoras para a criação de valor. Hoje em dia, as áreas de negócio estão centradas na infraestrutura que suporta a vida moderna e a sociedade. Guiada pelos princípios “Comprometidos com as pessoas, comprometidos com o futuro”, a Toshiba promove uma operação global que contribui para a criação de um mundo onde gerações futuras possam viver melhor.

Para saber mais acerca da Toshiba, visite: www.toshiba.co.jp/index.htm

Fernando Batista / fbatista@dadavox.com

Toshiba Portugal: João Dessa / Joao.Dessa@toshiba.pt