TOSHIBA MULTIPLICA POR SETE A VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO ENCRIPTADA COM TECNOLOGIA QUÂNTICA

18 Janeiro, 2018, Lisboa, Portugal – A Toshiba desenvolveu um dispositivo de distribuição de chave quântica (QKD) mais rápido do mundo, de 13.7 Mbps mais concretamente, multiplicando por sete o anterior recorde neste tipo de tecnologia de transmissão de informação e que já era ostentado pela companhia desde 2016 com 1,9 Mbps. Esta melhoria foi desenvolvida em colaboração com o laboratório da Toshiba Research Europe em Cambridge (Reino Unido).

A criptografia quântica permite encriptar e transferir de forma segura todo o tipo de informação, incluindo dados biométricos e genéticos. De forma simples e genérica, a distribuição de chave quântica consiste na geração de uma chave de código único que é só partilhada com o emissor e o recetor da informação, que em caso de ser intercetada por um terceiro, torna-se de automaticamente ilegível.

Segundo os analistas, esta tecnologia irá gerar um grande volume de negócio nos próximos anos, devido ao crescimento constante das necessidades de segurança na transmissão de dados online. De acordo com a Global Industry Analysts1, este mercado será superior a 1.700 milhões de euros em 2024.

A Toshiba começou a sua investigação em criptografia quântica em 2003 e sete anos passados tornou-se na primeira empresa a alcançar uma taxa de transferência superior a 1 Mbps. Desde então, tem levado a cabo um trabalho contínuo de investigação e desenvolvimento para aumentar a velocidade da comunicação quântica, e iniciar a sua comercialização em sectores como o financeiro, saúde ou infra-estruturas sociais.

1 De acordo com o relatório da Global Industry Analysts sobre criptografia quântica publicado em junho de 2017.

- FIM -

Para aceder às últimas notícias, comunicados de imprensa, galerias de imagens e contactos de media: www.toshiba.pt/press/

Visite o website da Toshiba para obter detalhes sobre os últimos produtos e suas especificações: www.toshiba.pt/b2b. Visite também o nosso blog para informação adicional – Toshibytes.Pode www.linkedin.com/company/toshiba-business-computing-solutions

Por mais de 140 anos, a Toshiba Corporation tem vindo a contribuir para um futuro sustentável através da aplicação de tecnologias inovadoras para a criação de valor. Hoje em dia, as áreas de negócio estão centradas na infraestrutura que suporta a vida moderna e a sociedade. Guiada pelos princípios “Comprometidos com as pessoas, comprometidos com o futuro”, a Toshiba promove uma operação global que contribui para a criação de um mundo onde gerações futuras possam viver melhor.

Para saber mais sobre a Toshiba, visite www.toshiba.co.jp/worldwide/about/index.html

Fernando Batista / fbatista@dadavox.com

Toshiba Portugal: João Dessa / Joao.Dessa@toshiba.pt